segunda-feira, 15 de julho de 2013

MACHUCOU? ÁGUA É SUA MELHOR AMIGA.


          Não é preciso ser um estudioso ou pesquisador para saber os benefícios dos exercícios aquáticos para pessoas com algum tipo de lesão física, motora e/ou neurológica. Basta prestar atenção.
          No trabalho, na academia, no andar de cima, é sempre o mesmo desfecho. Repare bem no seu colega, o "risonho". Ele pode ser mais um lesionado e você nem percebeu.
          Não se sinta mal. O fato não se deu por desatenção sua, mas sim porque a recuperação na água é muito mais rápida.
Porém, se você for o lesionado, aí a conversa é outra. Acredite: é possível viver sem dor.
          A água agiliza o processo de recuperação por facilitar os movimentos que, se realizados num ambiente externo, seriam muito dolorosos ou de difícil execução – como nos casos de pacientes paraplégicos que se mantêm em pé por mais tempo e de forma mais independente graças à viscosidade e pressão hidrostática da água.
         O corpo imerso n’água trabalha seu sistema vascular, articulações e tecidos moles, correlacionando a regulação de sua temperatura à circulação e intensidade dos exercícios. Além de reduzir a sobrecarga nas articulações, o meio aquático oferece muita resistência e instabilidade, proporcionando estimulação sensorial dos sistemas visual, auditivo, tátil, vestibular e proprioceptivo.
         Para nossos alunos-atletas, os treinos de equilíbrio e proteção são intensificados graças à densidade da água – 830 vezes maior que do ar – e as turbulências produzidas pela repetição do movimento. Ainda, a mobilidade e a função muscular melhoram mais rapidamente durante a cicatrização de cirurgias e/ou lesões mais graves.  Nestes casos, os atletas restauram seu nível normal de atividade ou até o elevam a um nível de condicionamento maior que o anterior à lesão.
          É preciso lembrar que lesões causam inchaço e a imersão n’água massageia a região, diminuindo os edemas e, consequentemente, as dores. E, claro, sem o desconforto físico, é possível descansar a cabeça dos problemas e dar boas risadas durante as aulas da Deep Water Running Prof Ed – sempre acompanhadas de muito bom humor.
            Agora, pense nisso tudo aliado a uma boa musculação? Sim, milagres acontecem.

Apresentado por nossa Fisioterapeuta Tina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário